sexta-feira, 5 de setembro de 2008

EXTINÇÃO DOS CINES DE RUA

Estão acabando com as tradicionais salas de projeção de rua. Semana passada foi o Cine Paissandu, em Botafogo, que fechou suas portas, logo será o Cine Palácio, na Cinelândia. Em breve, só existirão as salas de shopping, com preços mais salgados.
O Cine Palácio I e II fica na Rua do Passeio 38/40, na Cinelândia. Foi fundado em 1928 e sua linha arquitetônica, criada pelo espanhol Morales de Los Rios, segue o estilo neo-mourisco e pertence ao Grupo Severiano Ribeiro. Não acredito que o motivo do fechamento da sala seja por falta de receita, assim como alegado no Paissandu, pois lembro-me de sempre passar em frente e ver filas enormes nos fins de tarde, de quarta e quinta, quando fazia promoção de ingressos. Aliás, o preço era o chamariz para atrair a garotada que trabalha ao lado, na Contax. 
Outro motivo que tem fechado os cinemas de rua é a falta de patrocínio. Diferente do seu vizinho, o Odeon, patrocinado pela Petrobrás, a sala não recebe investimentos. Não sei por que algum grande grupo, que gosta de ostentar a marca cultural na sua bandeira, não assume o patrocínio dessas salas e as transformam em centros culturais acessíveis a toda população.
O outro motivo agora sabido, é que o prédio fora comprado pelo Hotel Embassador, que tem sua entrada localizada na rua Senador Dantas. O hotel, arrematado pelo Grupo Atlântico, está passando por reformas de modernização interna e divide parede com o Cine Palácio. A intenção é fazer do Palácio um centro de convenções. Cogita-se manter a sala de projeções para espetáculos à noite e unir o Palácio I e II. 
E para constar, ontem, nosso digníssimo prefeito César Maia, decretou no Diário Oficial o tombamento do prédio que abriga o Cine Palácio. Agora depende de aprovações as modificações externas que possa vir a sofrer. E apesar de anunciado para brevemente o fim, não há uma data prevista para o seu fechamento. Nem como vai funcionar depois. Aguardemos...

Nenhum comentário: