segunda-feira, 11 de agosto de 2008

NOVOS HÁBITOS

Desde segunda-feira passada voltei a ter uma vida mais saudável. Não estava gostando do que estava vendo no espelho. E mulheres têm suas neuras. Teve uma época que perdi uns quilos e estava bem, ganhei outros depois, tornei a perder por motivos que não me convém lembrar e agora ganhei novamente por conta de muita ansiedade, comendo besteiras para compensar o que não tinha. Então, obriguei-me a repensar nas minhas atitudes com o meu corpo e comecei uma reeducação alimentar.
Comecei a prestar mais atenção no que ingeria e se realmente precisava comer aquilo. Lentamente, estou retirando do meu cardápio pães, refrigerantes, margarina, salgados, biscoitos recheados, frituras, bolos e introduzindo o arroz e grãos integrais, cereais, iogurte natural, chá verde, sucos, proteína de soja, leite desnatado, queijo branco, verduras, legumes e grelhados.
Paralelamemente a isso, voltei a me exercitar. Enquanto não entro em uma academia, estou caminhando todos os dias. Para tanto, escolhi trajetos mais longos para ir ao trabalho. Desço em Ipanema e ando até o Leblon. Na volta para casa, caminho até a Lagoa para pegar o ônibus. Tenho ido até trabalhar de tênis. Até o fim de semana pretendo já estar fazendo pequenas corridas. O condicionamento para isso é gradual. Logo já estarei correndo os meus 8 km.
A diferença ainda não é visível, logicamente. É um processo de adaptação do seu corpo e metabolismo, mas já me sinto leve e disposta. Os resultados têm que ser a longo prazo para serem duradouros. Não posso deixar de focar na minha meta e no meu objetivo, aliás, mais uma meta e mais um objetivo na minha vida. Mais concentração e esforço. Mais força de vontade.
Algumas respostas que demoram a vir me angustiam. Mais paciência e serenidade. Nunca conheci tantas virtudes em tão pouco tempo. É a mudança de hábito.

2 comentários:

Nana disse...

Ai, Chris, eu sei bem o que é isso, viu... Reeducação alimentar faz um bem imenso! Não só na perda de peso, mas na qualidade de vida. Só que reeducar demora, enquanto deseducar é num estalo, né?

Também quero mudar, estou fazendo o que posso, aos poucos. Nunca deixei de caminhar, pois adoro. Sempre vou a pé onde dá, mesmo em lugares bem distantes de casa. Mas sei o quanto faz falta uma atividade regular.

Espero que as tuas mudanças sigam o rumo que você deseja, te levando ao Destino que você busca. Força, amiga! Torço por ti, sempre!

Beijão! :)

Anônimo disse...

Chris, seu texto servirá também de incentivo para minhas mudanças. Não só alimentares, mas as diversas que exigem atitude e determinação. Querer para conseguir, e eu conseguirei. De uma certa forma, tentando se ajudar expondo aquilo que você sente, você ajuda os outros. Pelo menos a mim vai ajudar.